terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Malha de terra

No ARES para adicionarmos uma malha por toda a área livre da placa é simples, essa malha geralmente é ligada ao terra do circuito, oferecendo uma proteção contra interferências, principalmente em circuitos mais sensíveis como em circuitos de áudio e microcontrolados
Utilizarei o circuito acima como exemplo, note que ainda há algumas conexões pendentes, que devem ser ligados ao terra. Com a malha ligada ao terra essas conexões que ainda estão pendentes serão conectadas ao terra do circuito através dessa malha.

Para adicionar essa malha basta ir à barra de menus superior em “Tools” e selecionar “Power Plane Genetaror...”.

Net: aqui estabelecemos se a malha vai conectada ao terra ou a alimentação positiva, há a possibilidade de conectar essa malha em outros pontos de referencia.

Layer: é a camada na qual estará a malha, como este circuito é de face simples seleciona-se a face na qual está todo o layout.

Boundary: é a largura mínima que a malha pode assumir, note que se for selecionado um valor alto a malha pode não cobrir determinados pontos do circuito. Os valores são pré determinados e podem ser alterados no modo “Track Mode” na barra de ferramentas na esquerda.

Edge Clearence: é a distancia entre a malha e a área do circuito (bordas da placa) (a unidade utilizada é Mils).
Após a configuração dos parâmetros conforma a imagem o circuito ficará assim:

2 comentários:

  1. Olá boa tarde, eu procedi exatamente conforme a dica só que quando eu salvo em PDF aparece só às trilhas e as ilhas não aparecem, será que fiz algo errado?

    ResponderExcluir
  2. Uma duvida vale a pena usar dessas malhas de terra no lugar de trilha para circuitos de audio??

    ResponderExcluir